NOTÍCIAS & ARTIGOS

Profissão Professor: momento de reinventar-se

Acordar, conectar-se, responder mensagens, pensar no ambiente online, verificar funcionamento da internet, imaginar os alunos em sala de aula, preparar aulas envolventes, sofrer, vibrar com a participação, desconectar, tentar dormir. Ufa! Essa é a rotina da maioria dos professores de Educação Básica à Pós-graduação nas últimas semanas e em nenhuma das formações que já tenhamos feito, passamos perto de algo que nos ajudasse a viver esse momento. Não fomos consultados sobre como fazer ou mesmo se aceitaríamos, e agora, a realidade em promover a aprendizagem à distância se faz presente e nos sentimos desamparados e desorientados, mesmo com todo o aparato tecnológico disponibilizado pelas instituições. A falta dos alunos, dos materiais de sala de aula, livros e convivência diária nos leva a repensar, refazer, ressignificar, reconstruir e remodelar uma vida dedicada à formação presencial. Mas se o momento exige tamanha transformação, é possível ainda ensinar? Sim, mas é preciso uma dedicação ainda maior em relação a tudo que já fazíamos.

Planejar, planejar, planejar

1- TENHA UMA LISTA DE TAREFAS

Distrações na hora de trabalhar em casa podem acontecer, então, assim como um plano de aula, ter uma lista de tarefas ajuda você a segui-la e cumpri-la. Na internet tem vários modelos online ou você mesmo pode criar seu planner diário ou semanal. Dessa forma você consegue se manter mais produtivo e disciplinado.

2- COMUNIQUE-SE COM A SUA EQUIPE:

Otimize as interações com seus colegas de trabalho! Não deixe que o trabalho remoto tire a comunicação entre os outros professores, coordenação e direção. Quando estiver em videochamadas ligue a câmera para que a interação aumente. Mantenha o contato frequente e quando tiver dúvidas, não existe em perguntar.

3- NÃO TENHA MEDO DE ERRAR

Estamos todos aprendendo a viver esse momento. Então, prepare suas aulas e se arrisque. Lembre-se que aprendemos com os erros e que nesse momento, o mais importante é não ter medo.

Estamos todos juntos! Se precisar de ajuda, entre em contato e teremos o maior prazer em ajuda-lo

©2018 por Aiakos Consultoria