NOTÍCIAS & ARTIGOS

O que são Metodologias Ativas e quais os seus benefícios?


METODOLOGIAS ATIVAS


Você já reparou como ao longo dos tempos a educação vai se transformando e apresentando novas sugestões, técnicas e metodologias para serem aplicadas? Com isso, você já deve ter percebido que o termo METODOLOGIAS ATIVAS está aparecendo cada vez mais com frequência em nossas buscas.


Pensando nisso, vamos discutir um pouco a respeito.


O conceito de metodologia ativa parece novo, porém, não é. Autores e educadores como Freire, Dewey, Knowles, Rogers, Vygotsky não citaram o termo, mas defenderam a aplicação de princípios que colocassem os alunos como protagonistas da aprendizagem. Se formos mais longe ainda, a filosofia socrática (século V a.C) já discutia ideias a partir de um método interrogativo.


Percebemos então, que as M.A. estão relacionadas não somente com a aprendizagem, mas principalmente com a postura do educador, na forma como se colocam as avaliações e também como são valorizadas as experiências dos alunos.


ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA METODOLOGIA ATIVA


Várias são as maneiras em que as metodologias ativas podem ser aplicadas, porém todas elas seguem a ideia de que o aluno se torne o protagonista de seu próprio aprendizado. Os estudantes podem aprender de forma mais prática, utilizando os conhecimentos teóricos para colocá-los em situações reais e assim compreender que o que aprendemos em sala de aula terá aplicação em sua vida cotidiana.


Muitos são os benefícios, mas entre os principais está a transformação dos alunos em sala de aula em relação à sua postura. Eles são capazes de conceber o aprendizado de forma a resolver problemas, conectando ideias e desenvolvendo habilidades relacionadas a esse tipo de soluções por meio do pensamento lógico.


Além disso, por meio das M.A. são trabalhadas habilidades de: autonomia; independência; responsabilidade; trabalho em equipe e pensamento crítico.


POR QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS FACILITAM O APRENDIZADO?


Sabemos que a aprendizagem se dá em diversos contextos e formas, e que cada pessoa aprende de uma maneira diferente. Existe um estudo que aponta que o aprendizado se dá basicamente assim:


  • 10% por meio da leitura;

  • 20% por meio da escrita;

  • 50% por meio da observação e escuta;

  • 70% por meio da discussão com outros colegas;

  • 80% por meio da prática;

  • 95% por meio do ensino.


Então, se nos basearmos nesse estudo, fica mais fácil acreditar que a maneira mais efetiva de aprendizagem está baseada na prática, na discussão com os colegas e também no ensino, claro.


Ao ser protagonista do aprendizado, o aluno não somente recebe o conteúdo, mas participa ativamente do aprendizado e criação de novos conteúdos relevantes.


VAI ALÉM DE UMA TÉCNICA. É POSTURA


A metodologia ativa, antes de uma técnica, é uma proposta que provoca o próprio educador. Se você não está disposto a ouvir, comunicar-se na horizontal, respeitar a individualidade e envolver através de atividades que façam sentido aos alunos (e não a você), não existirá método ativo que te sirva.


É necessário deixar de avaliar o acúmulo de conhecimento e passar a avaliar a capacidade de resolução de problemas profissionais e cotidianos. Trata-se de avaliar o aprendizado a partir da capacidade de agir, intervir e decidir em situações nem sempre previstas, agindo conforme princípios determinados, através de:


  • Atividades desafiadoras e temas geradores inquietantes

  • De questionamentos pertinentes

  • Planejamento e organização de leituras dirigidas

  • Contextualização, Problematização e aprofundamento dos temas

  • Desenvolvimento de competências específicas de competências atitudinais

  • Desenvolvimento da curiosidade

  • Pesquisas

  • Intercâmbios de ideias

  • Construção e compartimento do conhecimento


Não pense que as Metodologias Ativas estão presentes no ensino como um “moda”. Elas podem auxiliar no processo educacional de maneira a consolidar o conhecimento acumulado ao longo da história e fazer de nossos alunos seres humanos mais críticos e responsáveis.


Gostou desse conteúdo? Ajude a disseminar esse conhecimento compartilhando nas suas redes sociais!

©2018 por Aiakos Consultoria