NOTÍCIAS & ARTIGOS

Metodologias Ativas: 7 pontos fundamentais para iniciar este processo


Já escrevi aqui no blog sobre o que são Metodologias Ativas e também fiz uma reflexão sobre esse processo em outros posts anteriores. Este artigo também falaremos sobre o mesmo tema, no entanto, a intenção aqui é trazer uma abordagem mais prática.


Afinal, o que é preciso para iniciar um processo de Metodologias Ativas?


Para trabalhar com metodologias ativas é fundamental estar disposto a romper com alguns paradigmas.


Apresento aqui 7 pontos para iniciarmos nossa jornada com essa proposta:


1. Quebrar o paradigma de que nós professores somos experts em qualquer conteúdo, pois isso nos impede de aprender algo novo.

2. Compreender que as aulas expositivas tradicionais nem sempre são a melhor forma de levar os conteúdos aos alunos, pois muitas vezes ela se torna um “ctrl C” “ Ctrl V” de informações que são bem mais fáceis de encontrarmos no Google, por exemplo.

3. Lembrar sempre que não temos todas as respostas e essa é a maneira de nos aproximarmos de nossos alunos e aprender com eles.

4. Acreditar que nem sempre existem conclusões previsíveis para realização de tarefas e portanto devemos considerar a máxima de um planejamento: ele é totalmente flexível!

5. Entender que uma sala silenciosa não significa domínio da situação, que os alunos estão prestando atenção ou que essa é a forma adequada para promover a aprendizagem. Os alunos precisam estar autorizados e confiantes de que explorar, falar, questionar e criar seus próprios conteúdos também é permitido.

6. Deixar o medo de lado e arriscar. O erro também faz parte do processo de ensino-aprendizagem e eventualmente ele pode ser uma grande oportunidade para que nós professores questionemos nossas atitudes e posturas.

7. Apostar na avaliação formativa como parte imprescindível do nosso trabalho. Ao trabalhar com atividades lúdicas, projetos e debates podemos sempre estar avaliando o processo de compreensão de nossos alunos e qual caminho devemos tomar para continuar ou retroceder em conceitos teóricos importantes.


E então professores? Vamos deixar que os alunos coloquem a mão na massa? Ferramentas e estratégias de ensino é o que não faltam!


Compartilhe esse artigo para ajudar que essa informação também chegue aos seus colegas!

©2018 por Aiakos Consultoria