NOTÍCIAS & ARTIGOS

A pedagogia de projetos

A Pedagogia de Projetos é um método onde a classe se ocupa de atividades proveitosas e com propósitos definidos, visando a ressignificação do espaço escolar, transformando-o em um espaço de interação e aberto ao real e suas dimensões.


A resolução de problemas ou do problema proposto pelo projeto de trabalho se dará em função das experiências e das expectativas dos alunos.



A grande questão ao falar de projetos


é fazer com que o aluno se envolva com a aprendizagem e isso começa com o processo de formação do professor que pensa em sua trajetória escolar e analisa questões como:


quem me ensinou a dar aulas? Com quem aprendi a ser como sou? Como eu me descreveria como professor? O que mudou nos últimos anos em minha profissão?

Essas são indagações que irão transformar a forma como o professor se coloca aos alunos nos dias atuais e gera uma maior reflexão acerca do porquê ensinar e para quê ensinar para promover a autonomia dos alunos.



Promover a autonomia em sala de aula


vai além de um trabalho com carteiras enfileiradas e tendo apenas o professor como detentor do conhecimento. A colaboração e a cooperação são posturas a serem desenvolvidas pelos alunos e a pedagogia de projetos auxilia nesse processo de aquisição que acontece nas relações.


Em mundo com grandes transformações é urgente pensar sobre a ressignificação do conhecimento, não cabendo mais a simplificação e a fragmentação dos saberes através de disciplinas isoladas.


Precisamos dar conta de questões e problemas altamente complexos na esfera social, cultural, política e econômica das sociedades para desenvolver a capacidade de articular conhecimentos em busca de soluções possíveis para problemas diversos.


Uma boa aula com um bom professor tem questões que de fato provocam o aluno. Esse professor observa o fluxo do conhecimento e auxilia no processo de tirar dúvidas do estudante.


Não se trata de abandonarmos o modelo tradicional, mas de trazer para a sala de aula o lúdico e o sentimento através de projetos que transformam o conhecimento. Dellors (2012) já disse que “à educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado, e ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele”.


Aprender a conhecer, conviver, fazer e ser favorecem a compreensão, cooperação, aplicação prática e finalmente favorecem o desenvolvimento da autonomia, criatividade e valores solicitados por esse mundo que clama por atitudes a serviço do outro.


A Pedagogia de Projetos permite que os educadores também se eduquem, saindo de suas disciplinas para dialogar com outros campos de conhecimento, contribuindo assim para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.


Outra vantagem é que o professor assume uma postura de flexibilidade e com propostas de trabalhos próximos à realidade.


Em relação ao aluno é possível tirá-lo da passividade e perceber que ele próprio identifica seu crescimento. Assim, esse mesmo aluno estará sendo preparado para ser protagonista de seu próprio aprendizado.


Esse modelo educacional torna possível a participação do aluno a partir da experiência, mobilizando-o para identificar possíveis temas, fazer o planejamento de objetivos e tempo, além verbalizar sentimentos, recapitular conhecimentos e fazer auto avaliação.


Gostou desse material que preparamos para você? Então siga nosso canal no youtube! Lá sempre tem conversas e dicas como essas!

©2018 por Aiakos Consultoria