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3 Dicas de Livro que todo Professor deveria ler!


Trabalhar com a educação é saber que precisamos nos reinventar diariamente. Também demanda de nós constante atualização para acompanhar as mudanças da sociedade que se transforma todos os dias.


A leitura é um excelente instrumento para nos manter atualizados e fazer com que repensemos nossa prática diária.


Mas como selecionar livros adequados? Existe uma infinidade de autores que podem nos ajudar e deixo aqui a vocês 3 obras que são indispensáveis para qualquer educador, seja da educação infantil, fundamental, médio ou mesmo graduação. Leia com atenção e depois reflita sobre cada um deles. Tenho certeza que sua atuação em sala de aula será bem mais significativa.



1. “Pedagogia da Autonomia”, de Paulo Freire

Paulo Freire conquistou seu espaço como um dos mais importantes educadores e pedagogos do século XX, por defender tópicos como o desenvolvimento da consciência crítica no processo de aprendizagem e uma educação que considere os problemas da atualidade como necessários assuntos na sala de aula, o que torna indispensável a recomendação de um livro de sua autoria.


“Pedagogia da Autonomia” é uma reflexão enriquecedora sobre o ato de ensinar, pois são abordados questionamentos sobre os papéis desempenhados por educadores e alunos no processo de aprendizagem, como a necessidade de uma troca constante de conhecimento. Abordando conceitos como ética, autonomia, curiosidade e capacidade crítica para abordar o tema da pedagogia, Freire estabeleceu princípios em sua obra literária para compô-la, como: ensinar não é transferir conhecimento; ensinar é uma especificidade humana; e, não há docência sem discência.


Sendo assim, a leitura desta obra é proveitosa, uma vez que estimula a reflexão individual a respeito da prática de ensino no ambiente escolar a partir das ideias do “patrono da educação brasileira”, como Paulo Freire foi nomeado e é conhecido até os dias de hoje.



2- “O trabalho Docente – Avaliação, valorização, controvérsias”, Bernadete A. Gatti

Valorizar os professores tem sido um imperativo, não somente em aspectos salariais ou de carreira, mas principalmente de seu valor enquanto profissional. Pensar na perspectiva de que as práticas do educador estão ligadas aos diversos contextos que a profissão está inserida e também perceber quais as rupturas que ainda são necessárias para a boa formação são reflexões diárias.


Gatti apresenta nessa obra discussões importantes acerca desses pontos, nos levando a aprofundar o conhecimento sobre as controvérsias que assolam a docência enquanto profissão que se desenvolve em meio à cultura, posicionamentos, diferentes formas de agir e comprometimento com o desenvolvimento de crianças e jovens em escolarização.


3- Eu sou Malala – Malala Yousafzai e Christina Lamb

A história da garota que viveu o regime Talibã e lutou para conseguir estudar ganhou o mundo, e pode se tornar uma importante ferramenta para professores apresentarem aos alunos realidades e culturas diferentes das quais eles estão familiarizados através de uma linguagem atual e simples.


Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que privilegia filhos homens.


O livro relata a trajetória de uma garota paquistanesa que luta por seus direitos, especialmente o da educação, retratando uma realidade não apenas individual de Malala, mas uma condição de existência de toda uma nação feminina islâmica, que tem suas liberdades cortadas pelo fundamentalismo do Talibã: liberdade de manifestação, de ser, de respirar.




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